posição

De forma a criar layouts mais complexos, precisamos discutir a propriedade position. Têm um grupo de valores possíveis, e os seus nomes não fazem sentido e são impossíveis de recordar. Vamos lá passar por eles um a um, talvez devas guardar esta página também.

static

.static {
  position: static;
}
<div class="static">

static é o valor por defeito. Um elemento com position: static; não é posicionado de uma forma qualquer. Diz-se que um elemento estático está não posicionado e um elemento com a sua posição com outro valor qualquer diz-se posicionado.

</div>

relative

.relative1 {
  position: relative;
}
.relative2 {
  position: relative;
  top: -20px;
  left: 20px;
  background-color: white;
  width: 500px;
}
<div class="relative1">

relative comporta-se igual a static a não ser que adiciones algumas propriedades extra.

</div>
<div class="relative2">

Atribuindo as propriedades top, right, bottom, e left de um elemento relativamente posicionado irá fazer com que seja ajustado para longe da sua posição normal. Outro conteúdo não será ajustado para caber dentro de algum espaço que sobre do elemento.

</div>

fixed

<div class="fixed">

Hello! Don't pay attention to me yet.

</div>

Um elemento fixo é posicionado relativamente ao viewport, significa que fica sempre no mesmo sitio, mesmo que faça scroll da página. Com relative, são utilizadas as propriedades top, right, bottom, e left.

Tenho a certeza que notaste o elemento fixo no canto inferior direito da página. Estou a dar-te permissão para lhe dares atenção agora. Aqui está o CSS que o coloca lá:

.fixed {
  position: fixed;
  bottom: 0;
  right: 0;
  width: 200px;
  background-color: white;
}

Um elemento fixo não deixa espaço na página onde estaria normalment localizado.

Browsers de dispositivos móveis têm um apoio instável para fixar. Aprender aqui mais sobre a situação.

absolute

absolute é o valor de posicionamento mais complicado. absolute comporta-se como fixed só que relativo ao posicionamento do antecessor mais próximo em vez de relativo ao viewport. Se um elemento positionado absolutamente não tem um antecessor posicionado, utiliza o corpo do documento, e continua a mover-se igualmente com o scroll da página. Lembra-te, um elemtno "posicionado" é aquele em que a posição é tudo excepto static.

Aqui está um exemplo simples:

.relative {
  position: relative;
  width: 600px;
  height: 400px;
}
.absolute {
  position: absolute;
  top: 120px;
  right: 0;
  width: 300px;
  height: 200px;
}
<div class="relative">

Este elemento está posicionado relativamente. Se este elemento tivesse position: static; o seu filho posicionado absolutamente iria escapar e ficaria posicionado relativo ao corpo do documento.

<div class="absolute">

Este elemento está posicionado absolutamente. Está posicionado relativamente ao seu pai.

</div>
</div>

Estas coisas são complicadas, mas é essencial para criar grandes layouts com CSS. Na próxima página vamos utilizar position num exemplo mais prático.

  • Creative Commons License
  • Ads by Bocoup